Neste blog, em colaboração com o site de notícias AQUIAGORA.NET, apresentamos e fomentamos a discussão jurídica, sobre temas do momento, bem como difundiremos a informação geral que possa interessar aos nossos clientes, comunidade acadêmica, amigos, parceiros, operadores do direito e público em geral.

_______

_______

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Reconhecimento de parentesco de neto com o avô

A possibilidade ou não de investigação de paternidade avoenga, isto é, ação proposta pelo neto a fim de se reconhecer a paternidade de seu pai e, por consequência, a identidade de seu avô, será pacificada no STJ. A divergência entende que o neto não tem legitimidade para propor a investigação de paternidade contra o suposto avô no lugar do pai já falecido em razão de o estado de filiação ser um direito personalíssimo. Ou seja, se a investigatória de paternidade não foi proposta em vida pelo filho, não podem seus herdeiros, após morto este, ingressar com a ação. A questão já conta com três precedentes que consideraram legítima a pretensão dos netos em obter, mediante ação declaratória, o reconhecimento de relação avoenga, se já então falecido seu pai, que em vid a não vindicara a investigação sobre a sua origem paterna.

Links: Site STJ

REsp 604154 / RS REsp 603885 / RS REsp 269 / RS


4 comentários:

Prezados!

Boa noite!

Existe a possibilidade do avô reconhecer a paternidade do neto, mesmo já emitida certidão de nascimento, para lhe atribuir benefícios, como exemplo o plano de saúde?

Esta alteração somente por via judicial.

Boa noite,descobri que tenho um neto de 2 anos mas meu filho faleceu ,na epoca se separou da jovem,ela tinha mudado de endereço,e so registrou no nome dela.
agora quero reconhecer como meu neto isso e possivel.
email;paulaferreira23@outlook.com

Você deve contratar um advogado para ajuizar a ação de reconhecimento.

Postar um comentário