Neste blog, em colaboração com o site de notícias AQUIAGORA.NET, apresentamos e fomentamos a discussão jurídica, sobre temas do momento, bem como difundiremos a informação geral que possa interessar aos nossos clientes, comunidade acadêmica, amigos, parceiros, operadores do direito e público em geral.

_______

_______

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dificuldades conjugais

Deu no Espaço Vital na Coluna Romance Forense de 29.10.10

Charge de Gerson Kauer

Ilana e Claus foram namorados, ficaram noivos, anunciaram o casamento, fizeram festa...mas não tiveram sexo. Nem na noite de núpcias, nem na viagem de lua de mel, muito menos no retorno do jovem casal à cidade de onde haviam partido para um pacote de sete dias no nordeste.

Nessa monotonia, após três meses de convivência sem intimidade profunda, os dois tiveram uma  conversa franca e resolveram pedir a anulação de seu casamento.

Ambos contrataram o mesmo advogado e foram francos na petição inicial: "o varão é impotente por razões psicológicas, e consequentemente incapaz de consumar o matrimônio e sua impotência não foi resolvida nem mesmo com a utilização de medicamentos, como demonstrado por meio de atestado médico".

O juiz da causa entendeu ser conveniente ouvir o jovem casal.

- Perdoem a aparente indiscrição. Mas para prestar a melhor jurisdição, preciso saber detalhes íntimos do casal: durante namoro e noivado como foi a vida sexual de vocês?...

- Somos evangélicos...e... - disse Ilana um tanto constrangida.

- Assim, por razões religiosas não praticamos sexo antes do matrimônio - explicou Claus.

- Depois do casamento, a gente tentou, tentou,  mas ele tem problemas... - arrematou a esposa.

O juiz fez uma avaliação reticente:
- Casamento sem sexo anterior é coisa rara...

O magistrado indeferiu a anulação do casamento, por entender que "a impotência do varão não tem causa física, mas sim psicológica, que é tratável".


Marido e mulher insistiram e foram ao TJ, via recurso de apelação. O relator considerou as recíprocas restrições religiosas dos dois cônjuges:

"a impotência sexual, quando desconhecida pelo outro até o casamento, se enquadra na categoria do erro essencial".

O revisor colaborou com a tese: "a impotência causada por fatores psicológicos também é uma ´doença´.

E o vogal enriqueceu o julgado: em consulta ao saite da Previdência Social, constatara que "a impotência sexual psicológica é catalogada como ´disfunção sexual, não causada por transtorno ou doença orgânica”.

E arrematou: "mais especificamente, tal disfunção é chamada de ´falha de resposta genital´, caracterizada, nos homens, pela  dificuldade de desenvolver ou de manter uma ereção adequada para uma relação satisfatória; e nas mulheres, pela secura vaginal ou falta de lubrificação".
(www.datasus.gov.br/cid10/v2008/cid10.htm).

Os três magistrados capricharam, em uníssono, no fecho do acórdão: "o sexo é uma parte importante em qualquer matrimônio, e todos que casam têm uma legítima expectativa de que haverão de manter relações sexuais com seu cônjuge".

Na semana passada, com a volta dos autos à origem, o juiz da causa determinou que o Cartório do Registro Civil averbasse a anulação do casamento. Assim se fez.

Ilana já está de namorado novo.

E Claus está em novas funções: é pastor de almas.

0 comentários:

Postar um comentário