Neste blog, em colaboração com o site de notícias AQUIAGORA.NET, apresentamos e fomentamos a discussão jurídica, sobre temas do momento, bem como difundiremos a informação geral que possa interessar aos nossos clientes, comunidade acadêmica, amigos, parceiros, operadores do direito e público em geral.

_______

_______

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CNJ suspende aumento de custas do TJ-PR

 

610298BC7276403E5FEF2E3C7D3EB5279341_instab

A juíza Morgana Richa, conselheira Nacional de Justiça, suspendeu cautelarmente a vigência de decreto do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná que aumentou as custas judiciais e extrajudiciais acima do estabelecido pela Assembleia Legislativa. Os deputados estaduais haviam aprovado a Lei 16.741/2010 que reajustou as custas em 17%, metade do desejado pelo Tribunal, que recompôs o percentual através de um decreto judiciário.

O CNJ determinou que tanto os efeitos do decreto quanto o reajuste dos valores de acordo com a Lei Estadual 16.741/2010 sejam suspensos até a decisão final do processo. Segundo a conselheira, “o Tribunal de Justiça extrapolou sua competência constitucional ao fixar o índice de reajuste das custas por meio de decreto judiciário”, o que pode prejudicar os usuários dos serviços da Justiça.

A decisão foi tomada em processos ajuizados pela Ordem dos Advogados do Brasil e por Antonio Tadeu Veneri, e o TJ-SP tem 15 dias para se manifestar sobre ela. A conselheira marcou audiência para o dia 11 de março, no próprio tribunal, para  ouvir as partes envolvidas. Na próxima sessão do CNJ, no dia 1º de março, a juíza deve levar o fato ao conhecimento dos demais conselheiros, que podem manter ou não a liminar.

Reportagem diz que custas de cartórios estão mais baratas a partir desta quarta-feira

Conforme reportagem publicada nesta quarta-feira (23), pelo jornal Gazeta do Povo, os cartórios judiciais e extrajudiciais do Paraná começaram a cobrar menos pelos serviços prestados a partir desta quarta-feira. Por liminar, o Conselho Nacional de Justiça suspendeu o reajuste de 45% cobrado pelos cartórios do Paraná.

Clique aqui para ler a reportagem.

Para conferir a decisão liminar do CNJ, clique aqui.

Fonte: Informativo Virtual OAB/PR, Conjur e Assessoria de Imprensa do CNJ.

0 comentários:

Postar um comentário