Neste blog, em colaboração com o site de notícias AQUIAGORA.NET, apresentamos e fomentamos a discussão jurídica, sobre temas do momento, bem como difundiremos a informação geral que possa interessar aos nossos clientes, comunidade acadêmica, amigos, parceiros, operadores do direito e público em geral.

_______

_______

quarta-feira, 4 de maio de 2011

OAB vai ao STF para garantir Ficha Limpa em 2012

ficha limpa

A OAB (Ordem Nacional dos Advogados do Brasil) anunciou que vai entrou na terça-feira (3/5) com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para que a Corte analise a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e garanta sua aplicação nas eleições de 2012.

Segundo o presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante, a OAB está se antecipando para que o STF defina se a lei valerá para as eleições de 2012. A OAB vai entrar com uma ADC (Ação Direta de Constitucionalidade).

O fato é que, quem quiser se eleger, terá que ter ficha limpa", disse Ophir Cavalcante.

Outras ações

Outra ADC e uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) sobre a Lei da Ficha Limpa já estão em trâmite no STF. Na última semana, o ministro Luiz Fux decidiu aplicar o rito abreviado nas duas ações.

Como relator, Fux entendeu ser necessário julgar as ações diretamente no mérito, para que a matéria seja resolvida em definitivo antes do início do processo eleitoral de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário